quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Filosofia da Escola

A vida do homem em sociedade é uma exigência fundamental em todos os tempos e lugares, ou seja, é um fenômeno natural.  Sendo assim, a sociedade precisa favorecer o desenvolvimento do homem, levando em conta suas necessidades e legítimas aspirações, visando o bem comum.
         Nessa sociedade, todos devem ter direito à  participação. A democracia deve  ser autêntica,  pois os  cidadãos não são objetos de poder, mas são responsáveis e co-participantes desse poder. Essa democracia autêntica inclui todos os cidadãos e todas as ideologias, sendo respeitados os costumes dos diversos grupos, bem como os direitos fundamentais do  homem.
         Por isso, a sociedade precisa orientar-se por valores que diminuam as desigualdades sociais e que dêem oportunidade a todo ser humano de terem sua própria opção e não uma opção imposta por uma minoria elitizada.
         Para construirmos uma sociedade com justiça social, precisamos de cidadãos conscientes, que se constroem com esse meio.
         Sendo o homem um ser inacabado, está em constante busca de si mesmo. Através da educação ele realiza essa procura do aperfeiçoamento. Por isso, a educação precisa permitir ao homem chegar a ser sujeito, construir-se como pessoa, transformar o meio e estabelecer relações de reciprocidade com o outro. Precisa ser autêntica e desenvolver na pessoa o ímpeto de criar. Ser desinibidora e não restritiva, dando oportunidade para que os educandos sejam eles mesmos, estimulando a opção e afirmando o homem como cidadão.
            A Escola é o lugar onde acontece formalmente essa educação. Nessa perspectiva ela  precisa ser um espaço de socialização e construção coletiva do conhecimento. Deve ser um espaço vivo, flexível, democrático, privilegiado da ação educativa, que garanta a todos o acesso ao ensino de qualidade a permanência do aluno com sucesso, inclusive aos educandos com Necessidades Educativas Especiais.
Sendo assim, a educação tem caráter permanente e é a base para a construção de uma sociedade justa, democrática e que valorize a cultura popular, onde ninguém educa ninguém, mas sim, os homens se educam entre si de acordo com o mundo em que vivem, conforme afirma Paulo Freire.


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